Quem Somos


            A Igreja Presbiteriana Independente do Jabaquara é uma igreja local federada à Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, uma denominação fundada em 31 de julho de 1903 pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira entre outros pastores e presbíteros.

 A Igreja Presbiteriana Independente é uma igreja de tradição reformada, isto é, ligada histórica e doutrinariamente aos princípios defendidos na Reforma Protestante. Somos, portanto, herdeiros de Lutero, Calvino, John Knox e outros homens de Deus que lutaram bravamente pela causa de Cristo. 

A Igreja Presbiteriana Independente do Jabaquara foi organizada em 10 Fevereiro de 1957. Em todos esses anos temos buscado servir a Deus neste bairro e a todos aqueles que têm procurado uma palavra de conforto e salvação. Veja em detalhes em Nossa História.

A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil é, em primeiro lugar, uma Igreja. Não é toda Igreja de Cristo, mas parte dela. Não é uma associação ou simplesmente uma entidade. É uma comunidade cristã a serviço do Reino de Deus. Em segundo lugar, é Presbiteriana, o que caracteriza nosso sistema de governo. Em terceiro lugar, é Independente, o que significa que não estamos ligados administrativamente a Igrejas Estrangeiras. Somos uma igreja brasileira para o mundo. 

Por sermos presbiterianos, adotamos um sistema de governo representativo, ou seja, os próprios membros elegem para si seus líderes e ministros, à luz da Palavra de Deus. Nessas eleições escolhemos nossos presbíteros que formam o Conselho da Igreja e os diáconos que formam a Mesa Diaconal, ministério responsável pelo serviço cristão e pela assistência social. Além dos presbíteros, a igreja conta com o trabalho em tempo integral de seu pastor e de seu seminarista. O pastor também é presbítero. O pastor é chamado presbítero docente, enquanto os demais são presbíteros regentes.

A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil é representativa em toda a sua estrutura denominacional. As igrejas locais são representadas no Presbitério. Os membros do Presbitério, por sua vez, são representados no Sínodo (um concílio formado por representantes de Presbitérios) e na Assembléia Geral (concílio máximo da IPI do Brasil).  

            Para conhecer mais sobre a nossa igreja, suas doutrinas, suas normas e missão, visite o site oficial no endereço www.ipib.org ou entre em contato pelo Fale Conosco.

Veja também:

 

Logomarca oficial da IPI do Brasil

 

O que todo Presbiteriano gostaria de saber