Histórico da IPI do Jabaquara

 

 


   Em 1937 o casal presbiteriano Antônio Justo e Isabel, encontrou uma porta aberta para iniciar uma obra de evangelização no bairro  Jabaquara. A porta desta casa, na rua Eduardo Lobo, era a da casa de João Macri e sua esposa Maria Macri, que com simpatia,  acolheram os missionários, que tinham como estratégia a escola dominical. Tempos depois, já contando com algumas famílias freqüentando a escola dominical, chegou outro casal presbiteriano da cidade de São Carlos - SP; tratava-se de José Magalhães e sua esposa

   Conceição, que muito ajudariam na obra missionária. Este casal foi recebido na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, e tão logo, passou a colaborar intensamente com a obra missionária. O então Magalhães convidou o presbítero da primeira igreja, Anacleto de Mattos para pregar na já sonhada congregação. Em 1938 o presbítero Anacleto, com o apoio da Primeira IPI de São Paulo, organizou a congregação no bairro mencionado anteriormente.

Neste mesmo ano, recebemos outras famílias que só vieram somar ao trabalho missionário; as famílias de Ernesto Domingues e família Rangel e que vieram posteriormente professar a fé.

A partir de 1939 recebemos outras famílias, as quais muito colaboraram que são: Família Carneiro, família Esteves, família Campos, família Barbosa, família Lago. Destas famílias, várias gerações foram acrescidas, das quais, ainda hoje, temos muitos irmãos e irmãs em nossa igreja. Com o fortalecimento a cada dia da congregação e o constante cuidado do Rev. Jorge Bertolaso Stella, pastor da Catedral Evangélica de São Paulo, era natural sonhar com a organização da futura igreja. 
    Em 1957, contando com o número de 61 membros em plena comunhão, foi feito um abaixo-assinado solicitando que a congregação fosse organizada em igreja, junto ao Presbitério de São Paulo. Informado de que esta congregação contava com uma boa propriedade e de queos serviços devocionais caminhavam muito bem, o Presbitério aprovou em 19 de janeiro deste mesmo ano a organização da igreja e já nomeou a comissão de organização que foi composta pelos seguintes irmãos: Rev. Jorge Bertolaso Stella, relator, Rev. Melanias Lange, que seria o primeiro pastor comissionado da nova igreja e os presbíteros Benjamim Themudo Lessa da primeira IPI de São Paulo e José Simionato da IPI do Cambuci. Em 10 de fevereiro de 1957 foi então organizada a Igreja Presbiteriana Independente do Jabaquara.

conselho1960

       Foram eleitos os nossos primeiros oficiais, Presbíteros: Jonas Frederico de Almeida e Dr. José da Silva Carneiro. Diáconos: Elias Andrade e Marcílio Barboza.

IPI do Jabaquara(1)

Alguns anos depois, quando a obra se espalhou, foi então adquirida a propriedade na Avenida Leonardo Vinci, 1668, Vila Guarani, onde se localiza até hoje o templo da IPI do Jabaquara. Com a maravilhosa graça de Jesus Cristo, podemos dizer que "até aqui o Senhor no ajudou". Pela Coroa Real do Salvador.

 

 

 

 

As informações deste breve histórico foram extraídas dos livros de atas da IPI DO JABAQUARA - Fevereiro de 1957.